Carta zen 16- Iniciação!

Belo Horizonte, 27 de junho de 2009
Amigos,
Esta semana pretendo conversar com vocês sobre iniciação. Como Mestra, me deparo com pessoas que não fazem a mínima idéia do que seja ser iniciado. Muitos pensam que um curso de reiki, é simplesmente aprender a colocar as mãos e passar energia aos outros.
A palavra iniciação pode ser usada como princípio, mas para os espiritualistas ela tem o sentido de começo de uma atividade especial, aquela que faz a pessoa trilhar um caminho individual de evolução.
O iniciado é aquele que deu o primeiro passo para o progresso de seu espírito e prossegue a partir de então, melhorando sempre, como ser humano e como entidade espiritual.
Houve tempos em que os iniciados precisavam pertencer a grupos secretos, nos quais eram testados e instruídos, só recebendo os conhecimentos depois de serem considerados merecedores. Este cuidado, também uma proteção contra os ataques religiosos, só fez diminuir a quantidade de homens bons, pois tudo o que é muito escondido afasta as pessoas simples. Certamente houve motivos para que assim fosse no passado. Mas, e hoje?
Para que haja uma iniciação é preciso o processo de abertura dos chacras. Isto requer que o discípulo escolha um mestre devidamente preparado que realize a cerimônia que na maioria das vezes, vem acompanhada dos primeiros ensinamentos básicos para se realizar o caminho espiritual. A partir daí, o iniciado poderá até fazer seu caminho sozinho, pois se encontram à venda livros que tratam de todos os temas esotéricos. O bom senso, determinado pelo grau de evolução espiritual, será o orientador mais seguro para se fazer a escolha. Existem também muitas pessoas que se dedicam a passar os conhecimentos que possuem através de cursos e palestras. O mais importante é ter vontade de aprender, indo em busca de mais conhecimentos.
Adquirir sabedoria não é só estudar, significa antes de qualquer coisa estar atento a tudo o que se aproxima para nos instruir, suportar com paciência os obstáculos que às vezes tentam impedir o crescimento espiritual e estar em sintonia com tudo o que se passa ao redor, seja na natureza, seja na sociedade.
O iniciado passa sua vida aprendendo, mas ele também é capaz de ousar através da inovação, por isso está cada vez mais difícil que tal e tal modo de proceder são os únicos certos. Consultando seu Eu Superior e enxergando o mundo através dele, as ações do iniciado no caminho espiritual serão sábias e bem ordenadas.
Não se deve acreditar em tudo que se lê ou ouve, o discernimento pessoal é o primeiro mestre. Avalie cada novidade com calma, antes de se envolver com ela. Teste tudo o que quiser, mas faça-o como um cientista, friamente. Só depois que seu coração e sua mente aceitarem de comum acordo uma verdade, ela poderá fazer parte da sua bagagem.
Aos poucos, aquele que trilha o caminho da evolução espiritual adquire uma filosofia própria de vida, com um modo de viver especial, no qual os valores mudam radicalmente. É claro que tudo o que ele faz reflete esta nova personalidade e é preciso não sair muito do chão, tornando-se esquisito ou distante das pessoas. De nada adianta crescer se não houver por trás deste progresso uma vontade de se ligar mais e mais à raça humana. Todo aquele que está na terra tem que realizar suas obras aqui. Viver só aprendendo, sem agir é realizar uma evolução “manca”, pois o principal objetivo do crescimento é servir, tornando-se útil à humanidade.
Para que se efetue o progresso, é necessário haver muita disciplina; por isso, nas escolas esotéricas o iniciado só recebia certas informações depois que se mostrava obediente, esforçado e não permitia que o cansaço tirasse sua vontade de agir. Os candidatos eram obrigados a muitas atividades rotineiras e monótonas, durante um longo período. Muitos desistiam ou faziam esta parte de seu treinamento de forma deficiente, sendo eliminados sem uma segunda chance.
Embora eu esteja falando sobre o passado, esses procedimentos ainda estão vivos em muitas organizações esotéricas; portanto, não os considere como algo sem vida. O que servia para um tempo em que os espíritos encarnavam bem menos evoluídos, hoje não serve mais, está ultrapassado, pois os seres que atualmente encarnam têm gravadas em seu subconsciente muitas das suas experiências de recentes vidas anteriores, e por isso já se mostraram merecedores e capazes na vida presente. Existe a possibilidade de um homem já evoluído iniciar logo a partir de onde parou, sem perder muito tempo com certas preparações.
Fica, no entanto, uma dúvida: como é que uma pessoa sem merecimento utilizará certos conhecimentos a que tenha acesso e para os quais não está preparada? Este ponto me preocupou muito quando iniciei meu trabalho didático como mestra de iniciação no Reiki. Aos poucos, com o correr dos cursos que ministrei, obtive a resposta: cada um tira daquilo que ensino apenas o que pode utilizar, deixando de lado certas informações mais avançadas para as quais não tem preparo. É curioso como algumas pessoas praticamente deixam de escutar certos detalhes quando não estão preparadas para fazer uso deles. Também os que não tem disciplina se encaixam num esquema próprio. Estes, aos poucos, desistem naturalmente, mesmo que de início mostrem uma grande vontade.
Outro ponto que naturalmente afasta os menos preparados é a necessidade de ter que sacrificar muito sua personalidade, principalmente os aspectos mais egoísticos, quando estão no caminho iniciático. A matéria tem que ser mantida sob controle, o corpo é exigido para poder resistir às provas que no futuro um bom mago terá que enfrentar. Sem sacrifício, nada é obtido, pois é através dele que o iniciado começa a receber seus poderes.
Os poderes começam a se manifestar depois que o inconsciente é acessado. As lembranças do que foi aprendido em encarnações passadas estão todas acumuladas no espírito de cada um. De repente, quando já está no caminho, o iniciado começa a ter insights muito claros de suas necessidades espirituais e seus dons começam a se tornar evidentes.
Quase toda a humanidade está neste processo atualmente. Por isso há tanta depuração. Um espírito evolui por meio de provas ou do cumprimento de uma missão. O que vemos hoje é uma intensa e acelerada evolução da humanidade, que purga, como nunca antes o fez, suas últimas dificuldades. Depois desta etapa final, surgirá o mundo novo que os profetas anunciam.
Nessa nova Terra cada homem será mais feliz, mas também mais responsável. As mentes serão dotadas de faculdades que hoje se consideram especiais, como a vidência, o dom da cura, a telepatia, o contato direto com os espíritos. O iniciado pode antecipar-se, adquirindo agora as capacidades que no futuro serão de todos os homens.
Aprender a fazer um uso ético de tais poderes mentais é uma das tarefas do iniciado que está se preparando para ser um homem novo.
Durante todo o seu processo evolutivo o iniciado é testado, só que não mais por homens, agora por Deus. Há grupos de mentores espirituais que avaliam todo homem que dá início a sua busca de progresso espiritual. A cada um é permitido apenas aquilo que tem condição de realizar, por isso nunca julgue que uma tarefa está além das suas forças nem que é pequena demais para merecer sua atenção. Tudo o que for colocado em seu caminho tem uma finalidade, ainda que você não possa percebê-la no momento. Faça tudo o que sua mão encontrar para fazer, o melhor possível. É assim que agora um iniciado é testado. Considere-se em teste pelo mundo espiritual. Você saberá cada vez que estiver indo bem, pois o mundo espiritual vai premiando cada um que se mostra merecedor, com mais dons, facilidades, instruções e apoio sem fim.
Para conseguir seu intento, um iniciado deve, de início, dirigir seus esforços em direção à cura de suas fraquezas, pois é ali que é mais necessário trabalhar. Cada vez que se domina uma fraqueza de personalidade, um poder é acrescentado e a evolução espiritual adquire mais consistência.
Para dar um exemplo: se a maior fraqueza está no sentimento de raiva, normalmente de difícil controle, o iniciado precisa trabalhar intensamente com a raiva, aprendendo tudo sobre ela. O que a provoca, quando acontece, quais as pessoas que mais podem causá-la e outros detalhes. Quando souber exatamente como este sentimento se origina e como funciona dentro de si, o iniciado terá condições para encarar a dificuldade que a raiva representa e superá-la. Ao aprender a anular os efeitos da raiva, sem chegar a ser dominado por ela, o homem adquiriu um poder. A partir de então, é dono da raiva e ela passará a ser sua serva.
Assim acontece com cada uma das dificuldades que se vence durante a caminhada do aprendizado espiritual. Pouco a pouco mais poderes são adquiridos e a sabedoria é alcançada.
A independência é outro fator de enorme importância numa jornada espiritual. Tanto a independência financeira, que dá bases materiais para o progresso seguir os rumos que o indivíduo desejar, quanto a independência da mente. É cada vez menor o número de iniciados que se prende a grupos fechados. Fazer parte de um grupo exclui possibilidades diversas, tais como ter experiências variadas, ousar realizar inovações em todos os assuntos que estuda, buscar mais conhecimento em outras fontes de sabedoria. Para quem é independente não existem limites evolutivos.
Cada iniciado que chega a um bom nível de preparação passara a ter um grande significado para a humanidade. Outras pessoas serão atraídas por ele, que terá função orientadora na sociedade. Alguns hesitam quando chegam nesse estágio, dizendo a si mesmos que ainda não estão aptos para atuar. Se você desejar iniciar, saiba que neste caminho não há limites, nem se chega ao fim.
Haverá obrigações quanto aos poderes que você vier a obter. O mundo espiritual apóia e ajuda a crescer, mais ele tem um projeto para os que evoluem. Este projeto tem como finalidade a melhoria da raça humana, e quem já se aprimorou individualmente passa a ter a função de ajudar a crescer cada um que o procura.
Tenham todos uma otima semana!
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s