Carta zen 20 – Consciência Cósmica


Belo Horizonte, 24 de julho de 2009

Caros amigos,

Estou enviando a carta zen hoje ao invés de amanhã, sábado, como de costume, pois amanhã estarei participando de um workshop sobre consciência cósmica.

Estamos às voltas com todas essas questões universais que nos conecta com as necessidades planetárias e interplanetárias.

O tempo urge e a necessidade de aquisição de uma consciência cósmica salta à nossa frente de forma imperiosa e relevante.

Gostaria de realizar uma tragetória que possa nos fazer compreender tudo isso um pouco melhor.

Retomemos a definição de evolução das espécies pela biologia que nos mostra que os seres mudam de uma geração para outra. As mudanças acontecem naturalmente, ou seja, todos os seres, submetidos às leis da natureza, inevitavelmente mudam.

Assim tem sido conosco, da raça humana. Até agora temos sido submetidos ao processo natural de evolução sem que pudessemos interferir na obra evolucionista.

As leis da natureza são imutáveis e não temos podido modificá-las desde que evoluimos como Homo! Queiramos ou não, evoluimos – seguimos o fluxo, nos tornamos Homo sapiens desde que somos hominídeos, e depois disso seremos……talvez homo divinus!

Porque homo divinus? Porque vamos criar com a mente ao invés de criar com as mãos e o suor do rosto!

Bem, o pensamento Darwiniano é exteriormente limitado à forma. Mas intimamente, ele deixa, através das lacunas (elo perdido) que existem entre os saltos evolutivos, lugar para o espírito que é a verdadeira e fundamental realidade do universo.

O processo que arrasta todos os seres, arrasta também o homem a planos de existência cada vez mais altos.

Mas agora, talvez à beira de saltarmos do homo sapiens para o homo divinus, devemos não mais aceitar passivamente a evolução!

Agora, devemos conduzi-la, tornando-nos conscientes dos seus fins, como operários de Deus, seus colaboradores na obra de construção do nosso setor de existência.

Podemos hoje não mais viver à mercê da matéria, da natureza, mas, conscientes e responsáveis, dirigir nosso destino.

Sendo a substância dessa existência de natureza psíquica, as transformações da vida, se darão pelo pensamento.

Vejam, tem sido assim: à medida que o homem evolui, deixa cada vez mais de ser matérial para ser mental. E é pela evolução do pensamento que daremos continuidade ao processo evolutivo do homem no universo.

Agora, esse pensamento deverá ser consciente de si, guiando com sua inteligência, a própria evolução!

O espiritualismo, base de todas as religiões, deve ser colocado no ápice da evolução.

O mundo, apesar de tudo, caminha e ninguém pode pará-lo.  A teoria da evolução foi combatida, até a poucos anos, nos ambientes religiosos. Hoje, para a quase totalidade dos biólogos, a evolução é um fato estabelecido, universalmente aceito, não mais uma hipótese. A maior parte dos cientistas já não põe em duvida que biologicamente o homem provém do mundo animal superior. Mas a evolução não é um fenômeno que possa ser limitado à vida, porque numa visão universal, tudo deve estar nela incluído, todas as formas de existência, se não quisermos ficar fechados num so setor do fenômeno da evolução!

Devemos observar o universo como tendo uma base física, constituinda a geosfera, coberta nos planetas de revestimento vivente: a biosfera, cuja função, através da vida, consiste na revelação da consciência, que constitui a noosfera, novo revestimento de pensamento e consciência.

E’ um caminho que conduz ao espírito, convergindo ao ponto Ômega! (é o termo criado por Pierre Teilhard de Chardin para descrever o último e máximo nível da consciência humana.)

Tenham todos uma ótima semana !

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s