Carta zen 23 – Os sete pecados capitais

Belo Horizonte, 15 de agosto de 2009
Amigos,
Gostaria de iniciar uma série de cartas onde falarei sobre os erros que vimos cometendo ao longo da existência de seres humanos.
O maiores erros que podem afetar a alma são chamados de pecados capitais pela Igreja Católica. São chamados capitais porque se considera que a partir deles seriam gerados todos os outros.
São eles: a ira, o orgulho, a avareza, a inveja, a impureza, a gula, a preguiça.
Mas não é preciso ser seguidor de uma igreja para entender que eles são realmente um grande mal para o espírito.
Acredito que, entendendo e trabalhando para eliminar essas imperfeições da alma, o homem poderá escapar de criar para si mais karma. Vamos, então, fazer aqui um estudo voltado para os sete grandes inimigos da alma.
Quando vamos conhecer algum dos inimigos da alma, temos que pensar o tempo todo nele como se fosse algo que não nos pertence. Mesmo que você se prenda à algum com muita facilidade, ao ler este texto, considere-os algo que não está relacionado à sua personalidade espontânea e livre, tal como foi criada por Deus. Proceda da mesma maneira quando estiver estudando cada um deles. Mesmo que se identifique com o defeito, encare-o como algo que é exterior à sua natureza, que não lhe pertence por herança divina.
Os maus sentimentos não são produtos de Deus. Eles são arquitetados por mentes sem luz, para aprisionar os espíritos de homens que ainda não possuem conhecimento suficiente de sua natureza verdadeira, impedindo-os de se desenvolver. Um espírito livre não é presa de tais sentimentos nocivos, pois sabe que, ao abrir espaço para a negatividade, arrisca-se a ser escravizado.
Portanto, para que possamos iniciar este estudo, será preciso que você se desfaça de amarras como um possível jogo de culpas, fazendo você voltar à estaca zero antes mesmo de ter saido do lugar.
Todos nós podemos nos libertar do sofrimento, desde que atuemos para isso, seja qual for o processo utilizado. Essa certeza faz com que a vontade insista no que parece difícil e que a alma se fortaleça nas provações.
A vitória cabe a todos. Não existe um espírito que mereça mais que outro, pois todos, num ou noutro momento, haverão de conseguir sua evolução, terminando com os karmas deste plano evolutivo.
Semana que vem vamos começar estudando a ira!
Tenham todos uma ótima semana!
Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s